KITANORI

O Kitanori foi aparecendo sorrateiramente no nosso feed, e o sushi tradicional que nos era apresentado parecia prometedor. Para além disso, à data que vos escrevo, é parceiro Zomato Gold e fica bem perto de nós, no Areeiro.


O criador do Kitanori, de nome Ciro Carlos, conta com passagens em lugares como o Suntory, sendo que o nome do restaurante corresponde ao apelido do seu tio japonês, responsável por Ciro ter adquirido tal paixão.
O ambiente é caseiro e acolhedor, não tendo espaço para grandes festarolas. O serviço é simpático e atencioso, como um bom japonês deve ser.


O Caranguejo de casca mole sofria um tanto ou quanto de desapego e falta de coordenação motora, mas o molho conseguia transportá-lo para lugares mais apeteciveis.


Embalados pela foto de capa do Kitanori no Zomato, perguntámos sem qualquer contenção de que Nigiri se tratava. A resposta foi imediata: Enguias. Ora, tendo eu feito várias incursões aos restaurantes especializados neste peixe para os lados do Montijo, não tenho qualquer receio e mandei trazer. Quando comi, percebi automaticamente o porquê de ser a foto de capa. É que para além de ser esteticamente bonito, o sabor não fica nada atrás.

Não somos muito de pedir Nigiris individuais, porque fazem sempre parte do combinado, e regra geral tendem a ser desvalorizados pelo público português. Todavia, quisemos fugir do clássico Combinado que dá para dois, porque se torna cansativo e tira qualquer liberdade de escolha a quem come. Prova disso é que somamos o Nigiri de Toro - o mais nobre dos cortes de atum - à já referida Enguia. Impecável, como só o Toro sabe ser. 


Ainda assim, pedimos um combinado mais comedido, para percorrer as peças tradicionais com peixe fresco e arroz de qualidade. 
Visitámos o Kitanori por duas vezes, tendo na primeira atentado no pedido de um casal de clientes habituais, que colocou os Temakis num pedestal. Acatámos a sugestão e pedimo-la nesta segunda visita. Embora o dinheiro não compre bom gosto, o tal casal vestia Balenciaga, pelo que certamente andarão a fazer alguma coisa bem. Gostámos dos Temaki Kitanori - salmão, queijo creme e cebola crocante - muito bem construídos, com peixe até ao final.


Quisémos também o Hot Roll de Atum Picante, que se pode dizer ter sido a desilusão da noite. A verdade é que ainda estou à espera que o picante dê sinal de vida, mas deu para tirar umas bonitas fotos.


Decidimos terminar esta história com gelado de chá verde, sésamo e gengibre. Agora que me lembro disso, não é nada normal pedir gelado em pleno Dezembro, portanto vou assumir que o restaurante estava bem quentinho, ou eu não estava bem da cabeça. Seja como for, gostámos e isso é que importa.


O Kitanori pode muito bem tornar-se num dos nossos locais habituais para um tranquilo jantar de sexta, pelo que recomendamos a experiência.




Kitanori Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário