A VÂNIA TAMBÉM TEM FOME | PURO 4050

Quando recebi o convite para jantar com o Diogo fiquei muito entusiasmada, já tinha muitas saudades de o ter por cá. O Diogo sugeriu alguns restaurantes contudo, apesar de confiar nas suas escolhas em relação a restaurantes, desta vez, como uma verdadeira mulher do norte, decidi tomar as rédeas e mostrar que no Porto existem bons restaurantes e, nem tudo gira em volta da francesinha ou das tripas à moda do Porto.


Através da sugestão de um amigo e, embalada pelo espírito italiano da última viagem, decidi que o Puro 4050 seria um local agradável para jantar e meter a conversa em dia.  No Largo S. Domingos, no centro histórico do Porto, abrem-se as portas para um restaurante acolhedor, com uma decoração ao estilo colonial, onde o ambiente a meia-luz lhe dá um certo toque de charme.
            Para iniciar a experiência optamos por um Kopke branco 2018, porque a boa comida rega-se com um bom vinho, e para acompanhar o vinho na espera pelos pratos seleccionados pedimos um couvert simples composto por ciabatta, manteiga de bufala DOP com flor de sal e azeite Virgem Extra.  



Seguiu-se a Burrata com copa, rúcula selvagem e figos confitados, apesar de não ser apreciadora de figos e, confesso que estava receosa de não gostar do prato, rendi-me completamente a este. A conjugação dos sabores era perfeita e para mim os figos foram a grande surpresa da noite.
            Quando me foi sugerido este restaurante, aconselharam-me a experimentar Penne com porccini, natas e molho de trufa, e já ia com essa ideia fixa na cabeça porém quando me deparo com a possibilidade de deliciar um risotto de polvo e castanhas, o pêndulo da balança começou a tender para o risotto. Apesar de, inicialmente, estranhar a conjugação das castanhas com o polvo, o prato resultou muito bem e os sabores estavam equilibrados. A título pessoal achei que, em termos estéticos, o prato ganharia um pouco mais se os pedaços de polvo fossem ligeiramente menores.



            Terminámos com a rainha de todos os jantares, a sobremesa. A primeira impressão pode ser importante mas para mim a última é que fica, por isso a sobremesa teria que ser perfeita para ter vontade de voltar. Como o Diogo preferia uma sobremesa sem chocolate e eu não sou adepta do sabor do café, foi-nos sugerido a tarte de ricotta de búfala com doce de abóbora e canela. A sobremesa não defraudou as nossas expectativas e estava divinal. Aliás, posso afirmar com toda a certeza que se o céu existe, está coberto de ricotta de búfala!



Puro 4050 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário