ENTRA

 É irónico, mas a minha última refeição fora em 2020 foi no Entra.
Ao almoço e não ao jantar, como mandam as regras. Mas se querem que vos diga, soube bem. Seria um tónico mais interessante ir no começo do ano, ou ir ao jantar, mas eu não sou fã das passagens de ano: menus especiais a esticar o preço e pouca ou nenhuma flexibilidade nas escolhas. Um entretenimento forçado, diria. Assim sendo, comprei algum marisco para o jantar caseiro e fui almoçar fora.

O eleito foi o Entra, por estar há muito entre as minhas potenciais escolhas e por se situar perto, numa zona de Lisboa que me agrada particularmente... A decadente mas vivida Marvila. É uma tasca moderna, que não pára no tempo.



Quando reservei, senti uma tremenda disponibilidade do restaurante em bem receber, colocando-me à vontade para pedir o menu surpresa, mais comum ao jantar. Talvez para reproduzir um pouco o espírito da inflexibilidade antes criticada nos menus de passagem de ano, ou para explorar a vertente mais carismática do Entra, seguimos então o menu surpresa.

Com uma banda sonora que por momentos nos fez temer pela vida, recebemos o duo de entradas com um Falafel de grão sustentado num belíssimo molho de iogurte, e um crocante de chevre com legumes salteados.



O momento marítimo trouxe-nos um Lírio dos Açores grelhado, triunfalmente destacado sobre uma base de açorda de tomate. Envolvido por vegetais e com um molho cítrico que tornou esta delícia ainda mais interessante e divertida, foi o meu momento predilecto. Uma boa carne talvez seja mais comum de encontrar, mas pessoalmente, um bom prato de peixe consegue-me proporcionar uma satisfação superior e de leveza.

Para dar aquele trabalho extra e entreter o estômago por umas horas, chegou-nos um Cachaço de Porco Preto juntamente com batatinhas a murro e umas gulosas chips de mandioca. A carne é indiscutivelmente boa, como o Cachaço deve ser, mas com a(s) sobremesa(s) no horizonte, bastaria uma versão mais minimal do prato. Não chega sequer a ser problema, não dá para agradar a gregos e troianos e para alguns a minha sugestão pecaria por escassa, mas é o retrato da minha experiência.



Para entra(r) no novo ano com a barriguinha avantajada de felicidade, vestimos um pijama de doces. Eram eles o Sorbet de manga, o Crumble de maçã com leite creme de laranja e tomilho e uma mousse de chocolate com bolacha maria. O menos elogiado foi o sorbet, até porque lá fora estava um frio de rachar e o psicológico tem sempre força. O crumble de maçã tem o seu encanto, especialmente devido à original inclusão do leite creme que tanto adoro, dando textura cremosa e sabor suave. No entanto, globalmente sou homem para preferir a mousse.



Foi uma boa forma de sair (ou entrar?) de 2020, num restaurante que tem vindo a criar uma fama e base de clientes sólida e onde podemos ter a garantia de comer bem e ser surpreendidos sem ter de tomar decisões, por preços muito justos que se vão mantendo ao longo dos anos.


Avaliação (0-10)
Comida: 7
Espaço: 7
Atendimento: 9
Preço: 10
Etiqueta Covid: 8
Global: 8.2


Bom ano e melhores comezanas!


Entra Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário